sábado, 7 de novembro de 2015

Alheira vegetal em folhas de couve e molho cru


    No passado dia 01 deste mês celebrou-se o dia mundial do veganismo  e poucos dias antes saiu um relatório da OMS a alertar para o risco potencial da incidência de cancro associada ao consumo de determinados alimentos. Esta notícia fez transparecer a inquietude demonstrada pelos carnívoros, principalmente, aqueles que consomem regularmente carnes processadas, nomeadamente, enchidos. 

     O facto é que, por motivos como este ou por questões de ética, o dia mundial do veganismo assume cada vez mais importância na sensibilização por uma dieta mais saúdavel, estimulando as pessoas a partilharem estas preocupações, a trocarem  impressões e a constatarem que não estão sozinhas nesta procura de uma vida mais saudável e amiga dos animais.


    Aqui em casa, a alimentação é o mais natural possível, contudo, acontece uma ou outra vez por ano, comermos salsichas ou farinheira de origem vegetal. 

    Actualmente o mercado oferece várias alternativas à carne, embora, nem sempre sejam bem sucedidas. No entanto, existem muitas opções deliciosas que permitem, sem esforço fazer a uma dieta vegetariana bastante equilibrada e saborosa.

   Coincidência ou não com a notícia da OMS, por acaso, tinha comprado alheira de shitaké e legumes para confeccionar por estes dias...

Ingredientes:
(serve 2)

Folhas de couve coração
1 alheira vegetal ( a que utilizei era de shitaké e pimento)

Molho cru:

1 pimento
4 tomatinhos
5 folhas grandes de manjericão fresco
1 dente de alho
1 colher de café de sal
180 ml de água
1 colher chá de azeite


Comece por lavar as folhas de couve.
Escalde as folhas em água a ferver, temperada com sal, mergulhando as folhas no máximo durante 10 segundos para que fiquem macias e possam ser moldadas.

Retire a película que envolve a alheira e corte a alheira em pedaços grandes.
Envolva cada pedaço numa ou duas folhas de couve, em forma de embrulho. 

Espete um palito e coza no vapor durante 5 a 10 minutos, dependendo da consistência da alheira.


Entretanto, prepare o molho:

Coloque todos os ingredientes num copo misturador e triture. Rectifique o tempero.
Sirva as folhas de couve, acompanhe com um cereal do seu agrado e tempere com o molho cru. Não se esqueça da salada...

Bon appétit!
© veggie delicious food, Novembro 2015

1 comentário:

  1. Hey :) Nomeei-te para uma TAG no meu blog, o link para o post é : http://veganisaisintown.blogspot.pt/2015/12/tag-de-tudo-um-pouco-blog-related.html
    Beijinhos :p

    ResponderEliminar