segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Folhados de espinafres e cogumelos

    


   Uma semana após o entusiasmo sobre os planos para celebração da festa de Halloween, há que arrumar a casa, e no sábado foi mesmo dia de arrumar as "teias" e outros objectos decorativos, associados à tão esperada noite de "doce ou travessura".     Uma canseira para quem dormiu pouco e investiu horas a cozinhar. Mas o domingo acabou por ter uma influência catalisadora, onde a descontracção e as refeições leves marcaram o ritmo na companhia de boa música.
   Preparei folhados de espinafres e cogumelos. Saborosos e práticos para um almoço ou lanche. Acompanhados por uma salada de verduras variadas, são uma óptima opção para uma refeição rápida (podem ser congelados antes de irem ao forno).

Ingredientes:
(rende 7 folhados)




400 gr de espinafres de folha larga
200 gr de cogumelos + 2 colheres de sopa de azeite + sal
¼ cup de molho branco (opcional)
300 gr de massa folhada
sal q.b.
pimenta preta a gosto
Verduras variadas para uma salada rica e saborosa

Para o molho branco:

1,5 dl de leite de aveia (150 gr de flocos de aveia + 150 ml de água - pode levar mais água mas eu prefiro utilizar um leite espesso para o molho)
40 g de manteiga vegetal (usei vitaquell)
25 g de farinha integral
pitada de sal
pitada de noz moscada


Lave os espinafres e coza no vapor até ficarem macios (2 minutos). Deixe arrefecer e corte finamente. Reserve.

Limpe os cogumelos, corte em laminas e salteie no azeite. Tempere com sal. Reserve.

Para o molho branco:

Prefiro fazer os leites vegetais em casa. São mais saudáveis, económicos e isentos de açúcares. Para além disso, são rápidos de preparar, principalmente o de aveia que não necessita de muito tempo a hidratar. 
Utilizei 150 g de flocos de aveia, hidratados em água mineral durante pelo menos 1h. Depois passados por água limpa e processados no processador de alimentos com 150 ml de água mineral e uma pitada de sal. Em seguida, coar até obter o leite.

Comece a preparar o molho branco: coloque a manteiga a derreter num tacho, em fogo fraco, adicione a farinha e mexa rapidamente até envolver por completo. Adicione o leite e mexa até engrossar. Tempere com sal e noz-moscada.

Escorra toda a água dos cogumelos e dos espinafres. Misture o molho branco, acrescente pimenta preta a gosto e retifique o tempero.

Pré-aqueça o forno a 200º

Estenda a massa utilizando um rolo de massa.
Corte pedaços no formato desejado, coloque uma porção de espinafres e feche a massa calcando bem com um dedo ou com um garfo.


Coloque no forno até estarem dourados.

Sirva com uma salada colorida!




Bon appétit!

© veggie delicious food, Novembro 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário