segunda-feira, 7 de julho de 2014

Doce de ameixa

   
    A história da publicação de hoje centra-se no tema das compotas, porque, após muitos anos sem apreciar particularmente este género de doces, decidi dar uma oportunidade a mim própria e experimentar confecionar um doce de fruta fresca e com baixo teor de açúcar.
   Nas duas últimas semanas ofereceram-me dois cabazes de ameixas que utilizei em sumos, batidos e no doce que vos sugiro hoje. Um doce de ameixa com sabor ligeiramente picante e com pouco açúcar.
   As ameixas são poderosos antioxidantes, ricas em fito nutrientes, em cálcio, ferro, potássio e vitaminas, entre elas, a vitamina C, A e B2.
   Para obter o sabor picante, utilizei raiz de gengibre fresca cujos valores medicinais são muito valorizados pela sua riqueza em antioxidantes e pelas suas propriedades anti-inflamatórias.
   Para adoçar, optei por um dos adoçantes mais saudáveis – o açúcar de coco , um produto 100% natural, que não é processado nem adulterado. Comparativamente com as restantes variedades de açúcar, o açúcar de coco, apresenta um índice glicémico muito mais baixo e é rico em potássio, magnésio, zinco e ferro. É um açúcar com um preço mais elevado do que os restantes mas ao consumirmos com moderação estaremos a investir na nossa saúde, certo?

Ingredientes:
(rende aproximadamente 500ml)

600 gr de ameixa sem pele e sem caroço
250 gr de açúcar de coco (também pode ser demerara)
1 colher de café bem cheia de gengibre ralado

Lave as ameixas, retire a pele e os caroços e coloque num tacho, no fogão, em fogo médio.

Acrescente o açúcar, deixe dissolver e adicione o gengibre.

Reduza o volume do fogo para mínimo e deixe cozinhar durante 30 minutos, mexendo frequentemente.
Deixe arrefecer e sirva em tostas, crepes, bolachas ou biscoitos do seu agrado. Pode também utilizar como cobertura de bolos, de pudins ou de cheesecakes.


Para guardar, esterilize frascos, preencha-os, feche e guarde no frigorífico.

Bon appétit!

© veggie delicious food, Julho 2014

2 comentários: