segunda-feira, 14 de abril de 2014

sumo detox de raiz de curcuma, manjericão, rúcula e laranja

   

   O sumo detox da publicação de hoje surgiu da tentativa de libertar o meu organismo do excesso cometido ao ingerir uma caixa de bombons que me ofereceram e que consegui comer em menos de 48h! Como a Páscoa se aproxima e, consequentemente, o desejo reforçado e comer chocolate, achei oportuno esta proposta para a purificação do organismo!
   Juntei duas das ervas aromáticas que mais aprecio – o manjericão e a rúcula –, aumentei o efeito medicinal acrescentando raiz de curcuma e adicionei laranja para conferir harmonia aos sabores. Um sumo que é quase uma “poção” desintoxicante!
   Não sei se conhecem a curcuma ou açafrão das Índias mas as suas propriedades são fantásticas! É uma especiaria utilizada na Índia, desde os tempos remotos, em pó ou em raiz fresca. É muito valorizada pela sua cor viva, sabores e propriedades medicinais, principalmente, da curcumina, um dos principais constituintes desta especiaria e que tem uma forte acção antioxidante que ajuda, por exemplo, o organismo a proteger-se das células cancerosas mutantes. Mas, as propriedades medicinais da curcuma são também anti-bacterianas, anti-inflamatórias, desintoxicantes naturais do fígado, entre outras...
   Em pó, encontra-se à venda em quase todos os supermercados. Em raiz fresca, é mais difícil de encontrar, apenas em supermercados indianos mas, a que utilizei nesta receita, tive a sorte de encontrar à venda na loja Miosótis, em Lisboa.
   As ervas aromáticas que seleccionei possuem um aroma forte, que adoro,  e são excelentes fontes de cálcio e de ferro. São também ricas em vitaminas A, B, C e K, minerais, antioxidantes e fitoquímicos. Já pensaram que, ao consumirem estas ervas, ao natural, preservando toda a sua riqueza, estão a contribuir, entre outros aspectos, para a manutenção da vossa visão, do sistema imunitário e, a fortalecer o organismo através das propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas presentes nas suas folhas verdes?
   Por vezes esquecemo-nos de que a natureza é sábia e oferece-nos tudo aquilo que precisamos para a nossa saúde. Este sumo é uma pequena prova disso...

Ingredientes:
(serve 2)



1 colher de sobremesa de raiz de curcuma sem casca ou 1 colher de chá de curcuma em pó
1 molho de manjericão
1 molho de rúcula
4 laranjas
1 copo de água


Coloque todos os ingredientes num liquidificador e triture bem.
Passe por um coador e beba de imediato!


Bon appétit!

© veggie delicious food, Abril 2014 

Sem comentários:

Enviar um comentário