terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Tempeh em camada de sementes e batata vermelha


  

 Uma alimentação baseada em regimes alternativos ao consumo de carne, deve incluir o consumo regular de sementes. Embora em Portugal não tenhamos muito esta tradição, as lojas naturais e os supermercados têm cada vez mais variedade de sementes à venda.
  O valor nutritivo das sementes é bastante elevado e estas podem acompanhar sopas, enriquecer pães, batidos, sobremesas e muitos outros pratos. Os sabores e texturas delicadas das sementes enriquecem uma refeição para os gostos mais variados.
  Algumas sementes que podemos consumir regularmente são as sementes de linhaça, de abóbora, de girassol, de sésamo, de chia, de cânhamo, entre outras.
  As sementes de linhaça, por exemplo, possuem um elevado teor em fibras, são ricas em Omega 3, vitaminas C, E e do complexo B. Já as sementes de abóbora, por exemplo, são também ricas em Omega 3, selénio, zinco, ferro, proteínas, aminoácidos e enzimas.
  As vantagens de consumir estas sementes são muitas e a lista de valores nutritivos é elevada. O prato de hoje foi enriquecido com sementes que “revestem” uma das proteínas vegetais mais ricas: o tempeh. Utilizei sementes de linhaça, de abóbora e de sésamo para guarnecer o tempeh e acompanhei com uma mistura de batatas e acelgas vermelhas. Aqui fica a sugestão, um prato rico em proteínas, sementes e legumes. Espero que gostem!

Ingredientes:


200 gr de tempeh
caldo de legumes e shoyu q.b.
1 cup de sementes variadas – utilizei de linhaça, de abóbora e de sésamo
amido de milho, sal e água
500 gr de batatas
1 cebola
1 molho de acelgas vermelhas, espinafres ou de outros vegetais
azeite
1 limão

Corte o tempeh em fatias e deixe a marinar no caldo de legumes e shoyu durante 1 a 2 horas.
Triture as sementes até que fiquem desfeitas.

Pré-aqueça o forno a 200º
Faça um polme com o amido de milho e água temperada com sal. Passe o tempeh pelo polme e depois pelas sementes. Repita o processo para que as fatias de tempeh fiquem completamente revestidas pelas sementes. 

Coloque as fatias num tabuleiro, sobre papel vegetal, e leve ao forno durante 20 minutos. A meio do tempo, vire as fatias de tempeh do lado contrário para que ambos fiquem tostados.
Corte as batatas em cubos e coza em água abundante, temperada com sal, até que fiquem macias. Reserve.

Lave as acelgas e escalde em água fervente com sal. Escorra e triture até obter um puré cremoso.
Pique a cebola e aloure no azeite até ficar dourada, acrescente as batatas, envolva bem e adicione o puré de acelgas. Verifique o sal e deixe apurar em fogo mínimo durante 5 minutos.
Retire o tempeh do forno, disponha num prato, regue com sumo de limão e acompanhe com as batatas e com salada.


Bon appétit!

© veggie delicious food,  Dezembro 2013

2 comentários:

  1. Olá!
    Descobri este blog recentemente!
    Esta receita parece-me deliciosa e já sei o que vou fazer ao pacote de tempeh que tenho ali no frigorifico à espera!
    Obrigada!

    ResponderEliminar